A área abdominal é muito suave ao toque porque a sua maior parte está situada sob a caixa protectora das costelas. Não existem estruturas ósseas no abdómen: a forma é determinada pelas camadas espessas de músculo e gordura que protegem os órgãos digestivos como o estômago, intestinos, baço, pâncreas, fígado e vesícula.
Os músculos ajudam a segurar estes órgãos. A massagem actua principalmente nas camadas superiores de músculo, mas também afecta as estruturas localizadas mais profundamente, ajudando-as a relaxar
Os músculos do abdómen
- Rectus abdominis Estendem-se desde o esterno à parte inferior do abdómen, divide-se em duas colunas laterais e ajuda o corpo a rodar o torso.
- Oblíquos internos Estendem-se diagonalmente e para dentro, desde as costelas até ao pélvis. Trabalham alternadamente para flectir e rodar o torso de um lado para o outro.
- Oblíquos externos Estes músculos situam-se na diagonal para cima e para dentro, desde o pélvis até as costelas. Permitem que o corpo rode e se flicta.
- Transversus abdóminis Este é um músculo plano e horizontal que se estende pelo abdómen. Permite a contracção desta área e também que o cólon liberte produtos não aproveitados pelo corpo. Também se contrai quando levantamos pesos.
Problemas frequentes do abdómen
- Indigestão
- Prisão de ventre/ Cólon irritável
- Dores menstruais
- Excesso de peso
Sem comentários:
Enviar um comentário