segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Que Consequências?


As onicomicoses não são apenas uma questão de estética, mas um problema de saúde pública, podendo afectar seriamente a qualidade de vida dos doentes. Aliás, podem causar graves complicações se não tratadas a tempo nomeadamente:
-Dor desconforto ao andar e calçar sapatos;
-Reaparecimento de micoses na pele do pé (como pé-de-atleta),após terem sido tratadas;
-Aparecimento de infecções bacterianas;
-Agravamento do pé diabético;
-Redução das defesas do individuo para infecções por fungos
-Contagio de outras pessoas.
Existem ainda efeitos psicólogicos da doença
-Causa embaraço e vergonha
-Provoca medo de contagio as outras pessoas
Como tratar
Actualmente dispomos em Portugal de tratamentos práticos, seguros e eficazes. De acordo com a gravidade da situação o médico poderá recomendar diferentes tipos de tratamento nomeadamente:
-Tratamento tópico; antifúngicos em verniz. Após aplicação nas superfície da unha, penetram, destruindo directamente o fungo;
-Tratamento oral; antifúngicos em comprimidos ou cápsulas;
-Tratamento com associação de antifúngicos orais e tópicos.
Numa fase inicial a utilização adequada de alguns vernizes antifúngicos poderá se eficaz em 75% das onicomicoses. Numa fase mais avançada em que há envolvimento da raiz ou de mais de 50% da unha, para além da utilização destes vernizes, há necessidade de tratamento combinado com comprimidos ou cápsulas antifúngicas. O tempo de medicação oral, na maioria dos casos; vária entre 2 a 3 meses para as mãos e 3 a 4 meses para os pés, mas a medicação local é necessária até a unha ficar completamente bem, o que poderá durar, em média, 6 meses nas mãos e 12 meses nos pés. A interrupção do tratamento favorece a persistência do fungo, ou a sua recaída por vezes, com desenvolvimento de resistências.
Por isto tudo consulte o seu médico.

Sem comentários: